Tenho que admitir, tenho andado tão pouco de bicicleta como tenho escrito. Enquanto exsitir o Assalto ao Caramulo, é o que preciso para mostrar a mim mesmo que ainda sei andar de bicicleta.
O ano passado vi-me e desejei-me para conseguir superar este pequeno desafio: o frio, chuva e cansaço quase que levavam a melhor. Este ano preparei-me um pouco melhor, tanto fisicamente como a nível de equipamento para o frio e no final até me pareceu fácil. Adicionei ao meu habitual conjunto para o frio os seguintes artigos:
- Luvas impermeáveis
- Meias impermeáveis
- Protecção para cara
Curiosamente esteve bom tempo e não testei o material. Ainda bem. Já a pensar nisso levei outras luvas mais leves na mochila.
Bem, quanto ao “passeio”, como sempre, foi bom. Muito bom. Ora conversando com uns, ora com outros, de maneira a não me perder (isto na subida, porque na descida acabei mesmo por me perder). Como habitualmente, juntei-me ao batalhão de Vila Nova de Monsarros. Nunca lá tinha visto tantos ciclistas.
Já se sabe que o percurso é acompanhado por boas vistas, mesmo com nevoeiro, é para apreciar e fazer sem pressas, gerindo o esforço para não se tornar num sacrifício, isto para quem está habituado a andar pouco como eu. Para ajudar a suportar o percurso, este ano, existiram duas surpresas patrocinadas por duas lojas de bicicletas: uma delas a meio do percurso com grelhados, sumos e bebidas energéticas; outra no Caramulinho com um porco no espeto e as meninas da Red Bull.
Visitei o Caramulinho uma semana depois e as latas da Red Bull estavam no chão, uma autentica lixeira que em nada contribui para o bom nome deste encontro e do desporto em geral.