Problemas com o Endomondo

Endomondo Sports Traker é uma pequena aplicação para gravar os nossos exercícios físicos, com estatísticas mais ou menos avançadas, histórico online, comunidade de utilizadores, desafios, etc. Uma das muitas aplicações do tipo que foram surgindo ao mesmo tempo que o uso do “smartphone” se entranhou no utilizador desportista.
Se não estou em erro, comprei a versão PRO numa venda do Google Play, por 25 cêntimos. Aderi também à versão Premium do serviço ao trocar pontos Earndit por três meses de serviço. Até aqui tudo bem. Mas parece que os programadores da Endomondo deram uma enorme cabeça na parede.
Como muitos outros utilizadores, costumo colocar o telemóvel com o mínimo de serviços ligados, muitas vezes em modo avião, apenas para funcionar como GPS. Isto permite uma poupança enorme de bateria enquanto se faz desporto. Basta depois ligar os dados que o exercício é sincronizado com o servidor. Foi aqui que se deu a barracada. Pelo menos na versão 8.5.1 do software, ao aceder ao histórico de exercícios antes de fazer a sincronização e com dados/wifi desligado no telemóvel, o exercício aparece listado. Ao abri-lo, a mensagem “Workout Download Failed” é mostrada e o exercício deixa de estar na lista.

Pesquisando um pouco nessa web fora, depressa se descobre que é possível aceder ao ficheiro onde a aplicação guarda os dados, que mais não é que SQLite. Fiz um backup com o Titanium Backup, exportei o backup e abri o ficheiro com.endomondo.android.com/databases/EndomondoDatabase com o programa SQLite Manager para Firefox.
Mais um bocadinho de pesquisa e usei a seguinte query para ordenar os exercícios por data:

SELECT workoutid, datetime(starttime/1000, 'unixepoch','localtime') as begin, datetime(end_time/1000, 'unixepoch','localtime') as end
from workout
order by begin

Surpresa! O exercício tinha desaparecido, completamente apagado do telefone!
Hoje a Endomondo lançou uma versão para corrigir esta situação, 8.6, mais de 15 dias depois dos primeiros relatos sobre o problema. A empresa teima em ateimar que os exercícios perdidos serão recuperados na nova versão. Fiquei desconfiado e a verdade é que os utilizadores estão a confirmar que realmente não está a ser recuperado exercício nenhum.
E é assim, desta maneira estúpida, graças a uma fase de testes pobre que se dá cabo de uma startup.
O meu conselho? Não usem o Endomondo. Vou ver se gosto do Strava.

Autor: rui

Partilha no

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *