PR7 Nas Escarpas da Mizarela

Paisagem Freita

Já tinha saudades de um percurso a sério mas não esperava que este PR fosse de tão elevada dificuldade. Aproveitando as deslocações de um dia da semana, dirigi-me ao parque de campismo do Merujal para começar este trilho épico!
A primeira parte é pacifica e serve apenas para aquecer. Neste dia particular, o céu estava limpo e bonito, as flores silvestres próprias de montanha ainda não tinham secado e a temperatura não estava demasiado alta. Um dia perfeito para caminhar.
Depois de Mizarela e de observar a respectiva Frexa a partir do miradouro, é que as coisas começam a aquecer. Primeiro por bonitos trilhos rodeados de vegetação, depois por carreiros com pedra mais à mostra e por fim por trilhos repletos de pedra. Em alguns pontos estão colocadas correntes na rocha para auxiliar a caminhada.

Frexa da Mizarela

Ao chegar à aldeia existe uma pequena passagem perto de uma arrecadação onde é necessária atenção dobrada, uma queda dali é capaz de não acabar bem. A aldeia da Ribeira é ponto de paragem para uma merenda e molhar os pés. Depois de atravessar o rio Caima, é quase necessário ligar a tracção às quatro, tal é o declive do terreno. Já depois da segunda ponte, no cruzamento com o PR15, atenção que falta uma placa. Seguir para a esquerda. Depois de subir e mais subir passamos pela parte superior da Frexa, em direcção ao ponto inicial do percurso. Esqueçam as casas de banho do parque de merendas, são nojentas.
É um PR sinceramente bem feito, um pouco perigoso mas que dá gozo percorrer. Sem duvida recomendado!

Localização do PR7 – Nas Escarpas da Mizarela

Altimetria PR7 - Nas Escarpas da Mizarela

Autor: rui

Partilha no

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *