Percurso do Gaia – Arcozelo das Maias

cascata

No sábado passado sai de casa sem ter estudado um trilho para caminhar ou sem saber sequer se iria caminhar. Como se diz o importante é partir. Sabia que ali para os montes, para os lados de Arcozelo das Maias. Acabei por encontrar uma placa indicativa de um trilho lindo junto ao rio Gaia, talvez mais conhecido por rio Mau, logo a seguir à ponte do Gaia… não que precise de placas. Fiz apenas alguns metros, a minha companhia não ia preparada para caminhar mas deu para perceber que é um percurso cheio de belezas naturais rodeado por moinhos antigos. Um deles parecia recuperado de maneira a funcionar mas o canal da àgua estava bloqueado. No entanto este percurso não tem as marcações típicas de um PR, é sim promovido pela ADDLAP integrado no projecto WaterWaysNet com placas próprias indicando a distância percorrida mas sem indicação de distância total. Agora sei que é um percurso de interpretação ambiental de apenas 2km.
Infelizmente o percurso tinha restos de maratonas de BTT. Os organizadores deviam ser castigados quando deixam vestígios da prova na natureza.

Fitas queimadas pelo sol

Fitas queimadas pelo sol


Folhas informativas abandonadas

Folhas informativas abandonadas


Ao todo são 6 percursos que se advinham de beleza ímpar e do melhor que esta região tem para oferecer em termos paisagísticos. Fica prometida uma visita mais demorada.
Ainda dei um pulo a Couto de Esteves ver um amigo. Uma zona próxima de igual beleza. A conversa tocou num assunto critico: zonas como esta vão desaparecer com a construção prometida de um barragem. Às gentes locais pouco importa pois crescidos e vividos no mesmo local a maior parte não dá o devido valor ao património natural que possui.

Autor: rui

Partilha no

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bicicleta baseada em Penny Farthing | usaralho.net - [...] subscreva o feed RSS para receber as últimas actualizações.Powered by WP Greet BoxDurante o passeio do ultimo fim de…
  2. Bicicleta roda 20 clássica dobrável Ariela | usaralho.net - [...] feed RSS para receber as últimas actualizações.Powered by WP Greet BoxAinda resultado do ultimo passeio encontrei numa sucata/stand uma…

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *