Canhão do Vale do Poio

Queria revisitar este local fantástico mas não sabia muito bem como para lá ir e que trilho fazer. O que é estranho pois vivi a minha adolescência num local não muito afastado. Acabei por seguir um trilho gps do Vale do Poio.
Convém frisar que este local fica situado na Serra do Sicó, um dos melhores lugares em Portugal para a prática do BTT mas seria a caminhada de igual qualidade? Parece que sim.
O inicio do trilho não me espantou muito. Alcatrão para subir a um santuário um pouco patético e para lá deste, estradão. Vale pelas vistas e pela vegetação. Mas assim que fazemos um corte abrupto à direita, para entrar no vale cultivado a coisa muda de figura. Os estradões dão lugar a estradas cada vez mais estreitas até culminarem em trilhos de pedra com vegetação que nos cobre. Os sons da natureza aproximam-se e a nossa mente é levada a imaginar como seria a vida neste local à milhares de anos.

rochas vandalizadas

Rochas Vandalizadas

A dada altura, assalta-nos a vista a primeira imagem do Canhão do Vale do Vale do Poio. Á medida que avançamos a imagem é magnificada e quase que queremos procurar por vestígios pré-históricos. Pena é que os vestígios que mais encontramos são de homens modernos com o cérebro menos desenvolvido que um homem das cavernas.
É um trilho recomendado, só é necessário alterar a parte de estrada e estradão. Um local a visitar obrigatoriamente.
Mais informações sobre o Canhão do Vale do Poio e zona envolvente

Autor: rui

Partilha no

1 Comment

  1. realmente esse lugar é incrivel para faser um passeio uma caminhada e etc,eu adorei esse lugar não vejo a hora de faser uma visita a ele por que esse lugar encanta qualquer pessoa.
    obrigada pela noticia

    [Responder]

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *