Treinar para um Brevet

Vivo agora numa cidade pequena que não me obriga a andar de bicicleta numa base diária e por isso tenho que treinar. De qualquer forma, a partir da distância de 200kms acho importante treinar. Já li algures como se deve treinar para um evento deste tipo mas o meu tipo de treino tem mais a ver com aquilo que me apetece fazer do que com alguma regra.
Faço treinos dia sim dia não ou dois dias seguidos com um de descanso. Normalmente são percursos com pouco desnível, entre os 50 e os 120kms feitos com uma bicicleta de estrada clássica de gama baixa com 5×2 mudanças, nada aconselhável para subidas. Por isso mesmo sou obrigado a dar o litro em várias ocasiões e isso faz com que atinja um certo nivel de pedalada muito mais rápidamente do que com uma bicicleta moderna.
Algum tempo antes do brevet mudo para uma bicicleta de touring. São geometrias diferentes, ritmos diferentes que fazem os musculos trabalhar de forma diferente. Só mudei de bicicleta uma semana antes dos dois dias de descanso que dou para a realização do brevet, penso que deveria ter mudado à mais tempo. Distrai-me mas não é nada de grave. Uma coisa é certa, é muito mais confortável mas essa é uma conversa para outra ocasião até porque tenho que descobrir porque me anda a chatear uma dor ao fundo das costas quando me esforço em cima da bicicleta. Desconfio que esteja relacionado com o computador.
Este tipo de treino tem funcionado para mim. Não quer dizer que funcione para outra pessoa. É possível fazer 200kms sem treino, desde que se esteja habituado a andar de bicicleta. Eu fi-los e a minha preparação era zero! Também é possivel fazer os 300 mas é mais arriscado. Se algo corre mal, é a morte do artista. Se algo corre mal mas treinas-te, tens uma vantagem. Também é importante correr, caminhar e tentar fazer alguma musculação a nível de tronco. Nunca esquecer os alongamentos. Enfim, preparar o corpo para uma malha, da melhor forma possível.
Resta-me apenas dizer que tenho feito voltas de dia, de noite, com chuva, com furos, com carga e sem carga. Tento aproximar as condições aquelas que posso encontrar em 300 e depois em 400kms.

Autor: rui

Partilha no

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *