Vou de Bicicleta
  • Bicicleta
    • Randonneur
    • Bicicletas antigas
    • Montanha
    • Selim Banana
    • Mecânica
  • Caminhada
  • Tradições
Junho 9, 2009Junho 9, 2009

Como raiar rodas – enraimento cruzado

Finalmente começo a perceber o enraiamento e depois de algumas leituras, erros de montagem e mais leituras sinto-me em condições de fazer um pequeno tutorial sobre enraiamento cruzado a 3. Afinal de contas não é difícil, basta estudar um pouco e seguir instruções. Assim que lhe apanhamos o jeito estamos não tarda nada a olhar para todas as bicicletas e pensar que tipo de enraiamento fica melhor em cada uma. Para este exemplo é utilizada uma roda de 36 furos. Não vamos tratar da escolha de tamanhos dos raios nem da afinação da roda, apenas do enraiamento. Este é o enraiamento mais comum.
Vamos começar por colocar o aro em cima da mesa e observar a sua construção. Os furos onde entram os raios não estão em linha, são feitos com uma ligeira deslocação quer para a esquerda quer para a direita do centro do aro. Se for difícil observar isto do lado de fora do aro, é normalmente mais fácil percebe-lo olhando para o seu interior. Os furos do lado direito são para ligar os raios que saem do lado direito do cubo e os do lado esquerdo para ligar os que saem do outro lado. É importante não os misturar como já me aconteceu.

Furação à direita, vista de dentro da roda
Furação à direita, vista de dentro da roda

Exemplo de furação à esquerda, enraiada ontem, vista de dentro do aro
Exemplo de furação à esquerda, enraiada ontem

Com o aro pousado vamos assumir que o lado que fica para cima é o lado direito. Se for um aro traseiro assume-se que o lado direito é o lado da transmissão. De seguida procura-mos o furo à direita da válvula mais próximo de nós ou seja com offset (desvio) à direita. Conforme o tipo de furação este pode estar imediatamente a seguir ao buraco da válvula ou com um furo de intervalo.
Coloca-mos um raio num qualquer furo do cubo com a cabeça voltada para fora do cubo. Atenção a este pormenor de colocar a cabeça para fora. É a maneira mais fácil de começar a enraiar. Ligamos então este raio ao furo previamente escolhido e enroscamos a cabeça. Este vai ser o nosso raio mestre por assim dizer. Desta forma utilizamos o furo da válvula como referência e afastamos os raios desta zona de maneira a facilitar a introdução da bomba.

Raio Mestre - Furação à direita, vista da direita
Raio Mestre - Furação à direita, vista da direita

Agora coloca-mos mais um raio no cubo deixando um furo de intervalo e ligamos ao aro deixando três furos de intervalo. Cada raio que colocamos vai ligar obrigatoriamente a um furo com offset à direita. Se isso não acontecer algo está mal. Repetimos a operação até termos os 9 raios no sitio.

Raios da direita
Raios da direita

O cubo já se segura sozinho, vamos virar a roda e observar mais uma vez, agora o cubo. Cada furo não está perfeitamente alinhado com o furo do outro flanco do cubo mas sim entre cada dois furos do outro flanco. Se, no passo anterior o raio chave ou raio mestre ficou imediatamente à direita do buraco de válvula (ou seja, com a roda virada ao contrário imediatamente à esquerda), colocar um raio no furo do cubo que alinha imediatamente à esquerda do furo do raio mestre e liga-lo ao furo do aro imediatamente à esquerda do raio mestre. Se o raio mestre estiver separado do furo da válvula por um furo de raio então colocar um raio no furo do cubo que alinha imediatamente à direita do raio mestre e liga-lo ao furo entre a válvula e o raio mestre. Se estiver bem feito estes dois raios não se cruzam. Estes raios também vão ser colocados com a cabeça para fora.

Primeiro raio esquerda, vista da direita
Primeiro raio esquerda, vista da direita

Repetir a operação para os nove raios à semelhança do lado direito. Preferi não dar o efeito de rodagem às ilustrações visto que quando estamos a montar a roda esse efeito só se vai notar na etapa seguinte. Acabámos de colocar os raios que vão transmitir potencia à roda quando pedalamos ou melhor, que vão estar sujeitos a forças maiores pois no fim todos contam para transmitir força. Estes raios estão num sentido oposto ao de rotação do cubo.

Trainling Spokes
Trainling Spokes

Agora vira-mos outra vez a roda para o lado direito e colocamos um raio num furo qualquer do cubo mas agora com a cabeça para dentro e rodamos o cubo no sentido do ponteiro dos relógios. Como estamos a fazer uma montagem cruzada a três, este raio vai cruzar três raios instalados anteriormente e passar por baixo do ultimo desses três. Liga-lo ao furo livre que corresponde ao flanco em que estamos a trabalhar. Ou seja, estamos no direito, de entre os dois furos livres escolher o que está mais à direita, normalmente o segundo.
Repetir a operação para os restantes raios dos dois lados da roda. Pode-se cruzar a 2 ou 4 apenas mudando o tamanho do raio a usar.

Primeiro raio leading
Primeiro raio leading

Por fim apertar todas as cabeças na mesma medida e está pronta para a afinação!
Baseado em:
–Sheldon Brown (usando muitas traduções directas)
–Glenn’s Complete Bicycle Manual

Não foram encontrados artigos relacionados.

Posted in Mecânica
Tagged Bicicleta
38 Comments
rui
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Pinterest

Post navigation

   Opinião do Encontro de Maio do BTTVouzela
Restaurar bicicleta pasteleira antiga   

Comments (38)

  • Pingback: Leituras | usaralho.net

  • Sérgio Junho 22, 2009 at 5:34 pm

    Ora aqui está uma coisa que gostava de aprender a fazer… um dia destes e aproveitando uma roda velha que tenho lá por casa, a ver se aprendo 🙂
    Sabes qual será o melhor método de arranjar um raio que (por causa de uma pancada) deixou de estar redondo (em relação ao eixo) 🙂
    Abraço,

    Sérgio

    [Responder]

    usaralho Resposta:
    Junho 25th, 2009 às 10:06 am

    O raio deixou de estar redondo? Ou o aro? A roda está oval, é isso?

    [Responder]

  • ricardo Janeiro 2, 2010 at 11:53 am

    boas… finalmente consegui enraiar a porra da roda… e afinar.
    obrigado por este post, é uma maravilha. já evita uma ida ao mecânico.

    já agora tenho uma dica para a afinação. utilizei um torno para fixar a roda ( de modo a que rode livremente claro) e coloquei por baixo do aro um pedaço de ferro. simplesmente rodei o aro e fui vendo a sombra projectada no ferro. quando a sombra estiver igual por todo, voilá… afinada e direitinha, só têm é de verificar se a tensão nos raios é suficiente.

    [Responder]

    usaralho Resposta:
    Janeiro 2nd, 2010 às 4:36 pm

    Está boa essa da sombra! Existe pouca discussão acerca das rodas de bicicleta (outra que não seja discutir marcas e modelos) mas é um tema fascinante. Mecânico só em necessidade extrema 😛

    [Responder]

    carlos Resposta:
    Março 27th, 2011 às 1:38 pm

    Algum amigo me poderia informar onde posso adquirir uma chave tensora de raios, muito bem haja

    [Responder]

  • manoel Setembro 17, 2010 at 5:11 pm

    enraimento

    [Responder]

    marco yabbyy Resposta:
    Novembro 2nd, 2010 às 5:09 pm

    ótimas dicas! consegui enrair rodas é mais facil que parece! para desempenar, utilizei o suporte do freio v brake no garfo, um pedaço de arame para servir de referência! fui girando a roda aos poucos, apertando ou soltando os raios! com paciência, vale a pena tentar!!!

    [Responder]

  • mig Fevereiro 26, 2011 at 4:39 am

    Há anos que não raiava um cubo! Pois o meu quebra cabeças foi antes de vir aqui ter colocado o 1º raio com a cabeça virada para dentro do cubo…pois os 2 últimos não entravam! Bom post,prabêns.

    [Responder]

  • Ocarinha Julho 7, 2011 at 4:29 pm

    cara eu queria saber se para fazer raiação girassol e preciso cubo de rolamento to doidinho pra fazer mais tenho essa duvida

    flw

    [Responder]

    welerson Resposta:
    Outubro 15th, 2011 às 8:11 pm

    n,cubo normal tbm da pra fazer.

    [Responder]

  • Ronaldinho Julho 7, 2011 at 4:31 pm

    cara eu queria saber se para fazer raiação girassol e preciso cubo de rolamento flw

    [Responder]

    usaralho Resposta:
    Julho 27th, 2011 às 2:53 pm

    Olá! Desconheço esses termos. Poderia-me ensinar o que é o girassol e cubo flw?

    [Responder]

  • joanido Agosto 31, 2011 at 9:04 pm

    mano um lado deu certo o lado da esquerda deu errado e agora
    eu tom contando 1,2,3 e colocando e n ta dando certo o que eu errei fiz tudo certo

    [Responder]

    usaralho Resposta:
    Setembro 1st, 2011 às 3:19 pm

    Mas qual é precisamente o problema do lado esquerdo?

    [Responder]

  • joanido Setembro 2, 2011 at 11:25 pm

    jow eu to montando certo
    mais quando vou cruzar do lado esquerdo da errado

    [Responder]

  • joanido Setembro 3, 2011 at 1:07 am

    mano montei d novo e deu errado oque eu fasso
    o lado esquerdo cruza só q cruza maior q o do lado direito a roda ta mou estranha

    [Responder]

  • joanido Setembro 3, 2011 at 1:09 am

    ha mais uma coisa minha roda e aro 24
    tem alguma diferenças

    [Responder]

  • Galileo Outubro 2, 2011 at 11:39 pm

    Nossa cara mtu bom.
    Agr é domingo de noite e estou tentando enraiar a minha roda desde sexta de manha e eu iria leva-la ao mecânico amanha mais voce salvou meu dinheiro pena que eu não tenha achado esse tutorial antes

    [Responder]

  • welerson Outubro 14, 2011 at 10:24 pm

    consegui enraia a roda!
    vlw aee muito!

    [Responder]

  • daniel Outubro 24, 2011 at 9:14 pm

    gostari de aprender rair rodas,eu traballo cm moto…poderia m mandar um ced….

    [Responder]

  • Andrius Dezembro 13, 2011 at 12:42 am

    Cara, tentei montar uma roda 3 vezes me baseando em outra roda e não consegui, pensei até que o calculo que fiz para o comprimento dos raios estava errado. Depois de ler a sua explicação foram duas rodas montadas sem erro. Muito Obrigado.

    [Responder]

  • dirceu Janeiro 13, 2012 at 2:00 am

    gostaria de saber como montar aro aero,o de aluminioo comun,já aprendí montar mas o aero está comprido demais ,usei o menor raio para o aro 24,é o 185, mas não deu certo! podes me ajudar?

    [Responder]

  • carlos Janeiro 31, 2012 at 2:46 pm

    sera q da para montar uma roda extreme vzan um cobo gts disq franja alta com raios 255.por favor me ajudem.abrçs obrigado

    [Responder]

  • lucas Fevereiro 11, 2012 at 8:47 pm

    queria saber se tem algum tipo de raiaçao bem loca asim diferente para aro 26 e 36 raios valeo

    [Responder]

  • Wenderson Cordeiro Fevereiro 21, 2012 at 7:52 pm

    massa vou tentar…vamos ver se vái dar certo!!!

    [Responder]

  • Matheus Nascimento Março 18, 2012 at 3:31 pm

    legal!!!!1

    [Responder]

  • Robert Barril Vl Março 24, 2012 at 8:55 pm

    prefiro enrraiamento tip0 (girassol)

    [Responder]

  • Samuel Ferreira Abril 7, 2012 at 6:43 am

    obrigado amigos pelas dicas

    [Responder]

  • Luiz Claudio Silva Maio 14, 2012 at 12:28 am

    muito deficil

    [Responder]

  • Anderson Silva Julho 25, 2012 at 12:55 pm

    muito boa a dica, pois gosto de fazer eu mesmo os concertos da minha bike, valeu.

    [Responder]

  • Alcir Baptista da Silva Outubro 16, 2012 at 1:21 am

    Gostei muito da aula de como aprender a enraiar, mas ainda não deu para entender. Vou ler de novo. Grato. Alcir

    [Responder]

  • Jacksom Dos Santos Novembro 3, 2012 at 7:26 pm

    Legal blz

    [Responder]

  • Karla Luna Fevereiro 18, 2013 at 7:42 pm

    Enraiar é fácil, difícil é alinhar (centralizar) principalmente a roda esquerda!!! Alguém tem uma dica "pulo do gato" pra passar não?!

    [Responder]

  • Gildean marques Fevereiro 20, 2013 at 5:29 am

    Gostaria de saber como se usa o gabrito, para emrraiamento de rodas para marcha.

    [Responder]

    usaralho Resposta:
    Fevereiro 21st, 2013 às 8:19 pm

    O que é o gabrito?

    [Responder]

  • Fernando Vaz Correia Maio 28, 2014 at 10:01 pm

    Tenho uma roda para raiar e não sabia como agora sinto que vou conseguir, um abraço.Correia

    [Responder]

  • Rodrigo Agosto 12, 2018 at 2:39 am

    Depois de um dia inteiro vendo varios profissionais no YouTube e desfazer três montagens por “sobrar” raios e os niples chegarem no fim do curso ainda com a roda mole rsrsrs, achei este post e assim que montei os raios a roda já estava de uma firmeza incrível e os raios na medida ideal, sem nem mesmo iniciar o aperto. Não entendi ainda a diferença nos métodos, mas este eu sei que é perfeito. Obrigado por compartilhar este conhecimento

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Click para cancelar a resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Segue-me!

  • 642likes
  • 230followers
  • 167artigos
/ Free WordPress Plugins and WordPress Themes by Silicon Themes. Join us right now!

Artigos mais vistos

Alqueva 400, Maio de 2013

Maio 28, 2013Fevereiro 17, 2018

Paris Brest Paris 2015

Novembro 4, 2015Novembro 30, 2022

Genesis Croix de Fer 2013

Outubro 9, 2013Outubro 10, 2013

Categorias

  • Bicicleta
  • Bicicletas antigas
  • BTT
  • Caminhada
  • Destaque
  • Endurance
  • Mecânica
  • Randonneur
  • Selim Banana
  • Tradições
  • Vestuário

Etiquetas

a minha bicicleta Aveiro Bicicleta bicicleta antiga Bicicletas antigas bicicultura brm BTT Caminhada Caramulinho caramulo pasteleira Pedestrianismo randonneur

Artigos recentes

  • Protegido: The Transcontinental Race No5
  • BRM Alqueva 400 com vento forte
  • De Alemanha a Itália, as florestas e os gelados
  • De Bélgica a Alemanha
  • 600Km de Este a Oeste

Vê!

Siga em Instagram
Siga em Instagram

13 Países Visitados
61 000 KM Percorridos

Todas as fotos e textos de minha autoria salvo indicação em contrário. Se queres usar, pede!