Diferenças entre válvulas de câmara de ar

Já aqui falei de válvulas presta mas é provável que exista quem não saiba as diferenças entre umas e outras ou os seus nomes. Por isso mesmo lembrei-me de tirar umas fotos e dizer um ou duas coisas sobre este assunto.
Talvez a válvula mais comum seja a Schrader ou muitas vezes chamada de pipo grosso para simplificar. É a utilizada nos automóveis, motas e em muitas bicicletas. Uma grande vantagem é que o pneu com este tipo de válvula pode ser enchido em qualquer posto de abastecimento com compressor.

Válvula Schrader

Válvula Schrader

A válvula Presta ou pipo fino, é mais estreita do que a anterior e mais usada em bicicletas de corrida pois esta aguenta pressões maiores do que a Schrader. Para encher pneus com esta válvula é preciso desenroscar a agulha, que impede o ar de sair, antes de colocar a bomba. Não pode ser enchida nos postos de abastecimento a menos que se use um adaptador. Estas são mais frágeis por serem mais finas e podem partir quando usamos bombas de mão. É preciso ter atenção que o buraco no aro para estas válvulas é mais pequeno, se por engano comprarmos outro tipo de câmara não vai passar.

Válvula Presta

Válvula Presta

Existe ainda um outro tipo de válvula usado em bicicletas clássicas: a válvula de camisa. Não sei se tem um outro nome mais correcto mas é por este que a conheço ou pelo menos pelo qual ouço as pessoas mais velhas chamarem. Penso que é chamada assim porque tem uma camisa de borracha em torno da agulha que impede o ar de sair mas permite a sua entrada. As bombas que dão ar a válvulas Presta também funcionam com este tipo mas é mais normal ver-mos bombas de rosca com um pequeno tubo, muito vistas em cromado nas bicicletas Pasteleiras e outro tipo de bicicleta antiga. Assim que possa coloco fotos destas bombas e do interior da válvula.

Válvula de Camisa

Válvula de Camisa

Autor: rui

Partilha no

1 Comment

  1. Muito obrigado por este artigo, foi o primeiro que abri quando procurei pelos tipos de válvulas no Google.

    É que ontem foi a primeira vez que precisei de encher a minha nova bike e deparei-e com o pipo Presta, que não conhecia 🙂

    [Responder]

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *