Esmaltina Fúria – a minha primeira chopper selim banana

Penso que ainda não tinha aqui apresentado no blog a bicicleta antiga com que mais vezes me desloco nos percursos citadinos. De marca Esmaltina, mais uma das velhas marcas que ainda operam mas que nada tem a ver com o que era quando produzia esta bicicleta que apresento. De modelo Fúria! Esmaltina Fúria, designação a que acho uma piada imensa e pelos vistos não sou só eu pois muitas vezes ouço as pessoas comentar o nome Fúria quando passo. Foi com esta bicicleta que entrei no mundo das pequenas muscle bike, adquirida exactamente como está mas com posterior limpeza de cromados e manetes de mudanças novas se bem que não são iguais às originais.
É uma bicicleta estilo chopper provavelmente de 1969 pela datação do cubo Sturmey Archer, selim banana com roda 16 à frente e na traseira uma roda 20 igual a um punhado delas fabricadas na mesma altura com clara inspiração na inglesa Raleigh Chopper. Cubo Sturmey Archer de 3 velocidades com consola de mudanças a meio do quadro para fazer a delicia do publico mais jovem a quem a bicicleta era destinada. Típico disco metálico com furações redondas junto à roda livre o que, em movimento, lhe confere um certo dinamismo. Conta também com um suporte central com mola e um traseiro sem mola para pequenas cargas, o que até se revela bastante útil. A Sissy Bar conta com amortecimento que realmente funciona. São apenas duas molas simples mas que dão mais prazer à condução desta bicicleta.
O que mais gosto nesta bicicleta são as reacções de quem a vê passar, uns por acharem estranho, outros por recordarem a sua infância.

Esmaltina Fúria

Esmaltina Fúria, foto por littlelife

Autor: rui

Partilha no

6 Comentários

  1. por favor digam-me como faço para raiar uma roda 15 de carro!?

    [Responder]

    usaralho Resposta:

    Olá! Acho que não percebi bem a pergunta. Quer colocar uma roda de carro numa bicicleta?

    [Responder]

  2. a minha primeira bicicleta foi uma órbita bordeaux, adorava arranjar uma para o meu filho

    [Responder]

    josé carlos r. soares Resposta:

    só tenho uma fotografia com ela e foi tirada de frente, não dá para ver muito bem a bicicleta mas eu lembro-me muito bem dela.

    [Responder]

    usaralho Resposta:

    Consegue descrever a bicicleta? Talvez se arranje alguma coisa para o seu filho!

    [Responder]

    josé carlos r. soares Resposta:

    eu tenho uma fotografia mas foi tirada de frente e não se vê a bicicleta toda, mas era uma órbita vermelha bordeaux com assento tipo chooper preto com tira branca,pedais brancos, roda pequena á frente e roda maior atrás, e não era das que tinham a manete das velocidades no meio do quadro.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sorris de bicicleta? | usaralho.net - [...] que não sabia da chave do cadeado da bicicleta com que normalmente me desloco em Aveiro. Sendo uma bicicleta…
  2. Movimento Alternativo na ONBIKE | usaralho.net - [...] beldade estendida numa toalha com o cesto de picnic ao lado! E a foto ao lado tem a minha…
  3. Bicicletas antigas | usaralho.net - [...] de bicicleta antiga. Neste blog existe já uma mostra das minhas três bicicletas deste tipo: uma Esmaltina Fúria com…

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *