Encontro de bicicletas para pedalar?

corrida a classica

Então não vou. Como muitos sabem e outros ficarão a saber, administro um pequeno fórum de bicicletas antigas, o Amigos das Pasteleiras. Ora, já à muito tempo que existia a ideia de fazer um encontro de membros como se faz normalmente depois de um certo tempo de existência de uma comunidade online. Sabia de antemão, pela experiência noutros fóruns, que na hora da verdade poucos são os membros que aparecem. Nada de especial ou muito surpreendente, faz parte da condição humana. Mas mesmo assim tinha esperança que ainda fossemos alguns a completar o desafio em que pensámos e chamámos A Clássica. Até existia um prémio jeitoso. Afinal não foi bem assim e apenas três membros do fórum ganharam coragem.
É que o nosso encontro não foi bem dentro dos moldes dos muitos encontros que existem pelo país fora. Não queriamos apenas mais um encontro, não queríamos apenas mais uma mesa cheia. A mesa existiu mas no fim, como recompensa pelo esforço e não como motivo principal do ajuntamento de amantes de bicicletas. Inspirados pelo encontro L’Eroica, definimos um percurso de 60kms por estradas que se parecessem o mais possível com as dos nossos antepassados, estradas de terra batida e esburacadas. Claro que também existia alternativa para as bicicletas clássicas de estrada. Não assusta assim tanto. As bicicletas antigas são confortáveis que chegue para aguentar este desafio sem grandes mazelas. Ainda por cima o percurso, Gafanha da Nazaré – Mira – Gafanha da Nazaré é completamente plano.
O resultado: aos três membros efectivos do fórum juntaram-se outros amigos das yeye, outras formas de ver a bicicleta e a manhã foi magnifica. O que se passou por lá fica, vão ter que acreditar no que digo e começar a afinar as máquinas e pernas para a edição 2011. Sim, apesar da pouca adesão, a distância não será reduzida e o terreno não será domesticado. Porque mais importante que restaurar, é pedalar.

Autor: rui

Partilha no

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *