Em busca da origem de uma bicicleta antiga

Como tinha dito quando apresentei uma bicicleta antiga de estrada Mercier procurei saber junto do fabricante com o mesmo nome alguma coisa sobre a mesma. A resposta chegou prontamente, eu é que me esqueci de a publicar:

Dear cyclist,
There have been so many different models produced throughout the years
it is impossible to have a database to cover every bicycle.

We are CyclesMercier USA and cannot offer any clues at this time.

Sincerely,
Franck
CyclesMercier

Assim, fiquei sem saber se realmente a empresa produziu esta bicicleta visto que nem eles sabem mas é capaz de não ter nada a ver não visto que é uma empresa dos Estados Unidos e a Mercier de que falo seria provavelmente
Francesa ou Suíça. Ficam mais alguns pormenores e a promessa de uma recuperação pois cada vez gosto mais daquele quadro estranho.

Já estava para publicar isto quando fiz uma pesquisa com outras palavras chave e noutro browser e descobri algumas informações. Cuidado ao utilizar o google, principalmente nas pesquisas integradas nos browsers, podemos ter resultados diferentes de uns para outros.
Sheldon Brown diz que a Mercier era o principal concorrente da Peugeot nos anos 70 tendo modelos bastante semelhantes.
Na wikipedia podemos ler que a Cycles Mercier, para onde mandei o mail, constituida pela Kinesis Industry e Maxway Cycles nada tem a ver com o fabricante Francês Mercier. A marca pertenceu originalmente ao seu fundador, Émile Mercier, na cidade de St Étienne que foi de resto o centro da industria Francesa de bicicletas devido ao seu passado na produção de tubos para armas.

Autor: rui

Partilha no

Comenta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *